AVISO

Sejam todas (os) bem vindos ao meu blog!!

Muito obrigada por todos os emails e recadinhos, na medida do possível respondo como posso, mas leio TODOS !!

Recebo muitos pedidos de receita, mas infelizmente não tenho como atender aos pedidos, então quando sobra um tempinho faço os PAPS- passo -a-passo, e coloco os links do lado direito do blog.

Foi o modo que encontrei para ajudar o maior número de pessoas, porque muitas meninas são iniciantes e não conseguem fazer por gráficos e aprendem as flores para reforçarem seus orçamentos domésticos. Este é o maior motivo para manter o blog funcionando!!

Agradeço também aos convites para os sites de relacionamento, mas não tenho como participar de todos.

Quem quiser pode me adicionar/convidar par o ORKUT e FACEBOOK, assim fica concentrado no mesmo lugar.

Agradeço a compreensão , carinho e amizade de todas !!
Bjs coloridos !!!


09/04/2009

Crochê para todos

Quero agradecer aos emails desejando minha melhora, estou melhor sim e espero logo conseguir fazer um PAP .
Todas sabem que comercializo produtos feitos em crochê, assim como muitas outras meninas.
Expressarei aqui de forma objetiva a minha opinião sobre algo que já vi acontecer em vários blogs, mas ainda não tinha falado nada sobre o assunto.
Recebi um pedido de uma cliente para fazer um determinado produto que foram as mini-flores e mini corações em crochê e neste mesmo período a linda Vânia Dias (http://fazendocroche.blogspot.com) que sempre nos presenteia com lindas receitas e PAPs, fez uma mini-borboleta. Eu achei muito fofa e acabei fazendo uma , modificando a quantidade de pontos porque queria as asas mais cheinhas.
Acabei fazendo também esta borboleta para a mesma cliente.
Resolvi colocar em minha loja pra vender uma certa quantidade já pré-estebelecida que achei legal para compensar o valor do frete.
Pois é: Aí recebi um email de uma pessoa que não conheço, dizendo que fui desleal com um colega artesão que já vendia estes produtos na ELO7 e onde já se viu eu copiar a idéia dele blá blá blá......
e que eu não tinha ética e querendo me dar lições de moral.....porque a pessoa já vendia esta quantidade, dizia a mesma coisa, vendia os mesmos produtos...blá, blá...
e eu lá vou saber o que milhares de artesãos estão fazendo colocando em suas lojas e de que maneira estão vendendo isto!
Isto demonstra como as pessoas enxergam o mal em tudo! Podiam aproveitar a Páscoa para se purificarem de seus pensamentos e suas línguas!
A loja é minha e vendo o que quiser na quantidade que quiser, agora só falta isto!!pessoas inquisidoras dizendo o que temos que fazer !!
Não quero abrir nenhuma lista de discussão, só vou expressar minha opinião porque já dei à ela minha resposta.
Eu assim como várias outras pessoas maravilhosas que conheço através de seus blogs, ensinamos algumas coisas que aprendemos e fazemos e sempre deixei claro que todas podiam copiar e fazer igual para usar ou vender, a única coisa que não acho certo é a pegar uma foto de outro e dizer que ela fez o que está lá.
Pois bem, a hipocrisia anda solta há um longo tempo.....
Neste meio do artesanato acredito que " nada se cria, tudo se copia", porque é uma arte muito antiga e mesmo que a gente ache que nosso produto é novo, acredito que em algum lugar, em algum momento isto já foi criado!!
Portanto canso de ver as pessoas reclamando seus direitos de criação, mas é só folhear as revistas japonesas por exemplo e está tudo lá de alguma maneira !!
As pessoas se inspiram, repaginam, modificam, etc e depois falam que foram suas criações!
Graças à Deus vivemos em um país livre, temos a liberdade de nos expressarmos da maneira que quisermos e se alguém já saiu do Brasil sabe do que estou falando.
Esta pessoa que fica escrevendo para os outros ditando o que devem fazer , pedindo satisfações em nome de terceiros deve estar com sua vida toda resolvida, aí não tendo mais o que fazer sai por aí se metendo onde não deve!!
Agora eu adoro flores e por causa disto ninguém mais pode fazer !! Nada disto ! As flores que faço aqui com certeza poderão encontrar em outros blogs e revistas por aí !! E sempre existiu alguém fazendo flores há muito tempo antes de mim !
Na minha opinião estas coisas só expressam a pobreza de espírito que podemos ver todos os dias nos jornais, tv, na vizinhança e em todo o lugar !
E por este motivo assim que puder farei os PAPs aqui das mini flores, corações e borboletas para todas que quiserem para enfeitar ou vender da maneira que quiserem, porque isto se chama livre oferta e concorrência de mercado e não tenho medo de concorrência nenhuma, isto pra mim chega a ser rídiculo, porque todos temos nosso espaço neste mundo que nem sequer é nosso ! e ensino pelo simples prazer de ensinar e oferecer algo de bom na vida das pessoas que podem melhorar suas vidas de alguma forma através da arte do crochê!!
Obrigada, bjs
Jussara

12 comentários:

Danny Felix disse...

Concordo plenamente com vc... que no mundo do crochet nada se cria tudo se copia...

Creio que não há traições.... se não quer que seus trabalhos sejam copiados... não divulguem... não ensinem... e acumulem o conhecimento somente para eles...

o conhecimento foi feito para ser divulgado... a inquisição que proibia a divulgação do mesmo ja acabou...

e se não copiassemos nada... não teriamos trazido até os dias de hoje o crochet, pois nossas avós copiavam das avós delas... e por aí vai... e copiavam tendo a peça em mãos e não graficos e esquemas ...

Se assim fosse não existiriam revistas...

Coisinhas da Dulce disse...

Olá minha querida, nem se dê ao trabalho de dar ouvidos...
Eu mesma fiz flores inspirada nas suas, e desde já agradeço a partilha. As borboletas da Vânia, tb fiz e com mais um ponto, exactamente para ficarem mais cheias.
O artesanato é mesmo assim!
E fico à espera do PAP dos corações, pois são um miminho de tão fofos.
Beijocas
Dulce

A Alcofa disse...

Olá Jussara há um tempo que sigo seu blog e Adoro.
Não vou entrar muito no assunto do post, mas infelizmente existem pessoas que só tiram prazer em chatear alguém, enfim...
Venho desejar também as suas melhoras e uma PASCOA FELIZ cheia de saude.
bjnhos,
Xana

elisa disse...

OLá ñ conhecia seu blog mas adorei ver a sua maneira de falar determinada...
Agora seu eu sei um trabalho em croche e faço um pap certamente haverá alguém k gosta e o vai fazer a partir dai se ela vende akele trabalho ou ñ problema dela se eu ensino ñ posso impedir k ñ o vendem dahhhh me mete nervos estas cenas pessoas k ñ teem k fazer k kriem um blog como o blog de xatear a cabeça aos outros dahhh até irrita... Bjs fika bem passa lá no meu blog tenho um pap de um cachecol se ja foi feito ou ñ ñ sei só sei k aprendi nos Açores com a mãe de uma colega de trabalho...E tenho lá umas rosas bonitas estão feitas em lã mas se fizeres em linha de croche fikam uma doçura se gostares e ainda ñ conheceres me diz k faço um pap especial para ti bjs fika bem

Eunice Martins♥ disse...

OLA MINHA QUERIDA JUSSARA ESTOU AQUI DESTE LADO APLUDINDO-A PELAS SUAS PALAVRAS, ADORO SEUS TRABALHOS E QUEM DIZ ESSAS COISAS É PORQUE TEM CIÚMES, NÃO LIGA AMIGA VOCÊ É SUPROÔR A ELAS TODAS, E EU ADORO VOCÊ, BEIJOS.

Vânia Dias disse...

Oi Ju...acho que cada dia 'ESSAS PESSOAS' desocupadas pega uma pra encher o saco..eu já estou farta...cruz credo amiga...vamos nos benzer..que Deus ilumine a mente dessas criaturas mal amadas ...NAO DESISTA NUNCA...
bjs
Vânia

Vânia Dias disse...

Oi Ju...acho que cada dia 'ESSAS PESSOAS' desocupadas pega uma pra encher o saco..eu já estou farta...cruz credo amiga...vamos nos benzer..que Deus ilumine a mente dessas criaturas mal amadas ...NAO DESISTA NUNCA...
bjs
Vânia

Mizia Camargo disse...

Sinceramente falando... acho o máximo da generosidade pessoas como VOCÊ que, apesar de desenvolver suas peças para comercializar, se dispõe a empregar seu tempo montando paps e divulgando a forma de se fazer a SUA PRÓPRIA ARTE, proporcionando a outras pessoas o mesmo conhecimento e, por que não, um dinheirinho a mais... Isso se chama GENEROSIDADE. CARIDADE. AMOR PELO PRÓXIMO. Infelizmente nem todo mundo tem essa grandeza. Parabéns pelos seus trabalhos e pela pessoinha maravilhosa que demonstra ser. Entregue nas Divinas Mãos de Deus toda a maldade que receber, e Ele a transformará em paz em seu coração.
BEIJO CHEINHO DE ADMIRAÇÃO
Mizia

Maryangela disse...

Pois é, Ju. O assunto é complicado mesmo. Eu acredito que generosidade gera generosidade e gentileza gera gentileza. Então, se a pessoa ensina e libera o uso comercial do seu trabalho, tudo bem. Mas como designer, fico muito triste se alguém copia meu trabalho sem autorização e ainda se ofende se reclamo, e sei que é muito chato administrar esse tipo de coisa!

Mas o que eu quero mesmo dizer é que te acho super generosa, e eu só queria agradecer colocando um link no meu blog pra cá. Depois você passa lá pra fazer uma visitinha. Espero que esteja bem de saúde. Beijo!

Mary do Planeta Amigurumi

Unknown disse...

Oi minha linda, parabéns pela iniciativa dos PAPs, e pela livre defesa de seus direitos de cidadã livre e democrática, as lindas borboletas q motivaram tanta inveja, saíram em uma revista de crochê em jogos de cozinha, +/- há 3 anos, se vc quiser eu posto no meu orkut e vc pega, infelizmente as pessoas egoístas creem q o mundo é so delas, na arte quanto mais dividimos conhecimentos mais somamos.bjs

Sue Paula disse...

Jussara!
MUUUIIIIIITTTTOOOOOO BEM! Neste mundo, dividir é uma forma de multiplicar, é assim que penso, e para mim é isto que acontece quando ensinamos. Vc foi ótima em suas palavras.
Abracinhos
Sue

Dina disse...

Olá
Gostei muito do seu blog ...amei suas flores e borboletas e vou aproveitar o pap par fazer algumas ...eu tenho um blog e faço para venda trabalhos em decoupage em madeira ...também passei pela mesma situação . Uma artesã havia publicado numa revista vários trabalhos onde ensinava alguns passo a passo , no blog dela e na revista dizia que eram suas criações o que vim a descobrir que eram tiradas da revista Iaramania ...recebi vários coments anonimos com acusações de estar a utilizar sa criações da fulana de tal ...

...bom ..passei a fazer alguns pap de decoupage e a ignorar a ignorância .

bjks e vou seguir seu blog